- Promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. Valorizando e divulgando a nossa cultura e as culturas com que nos identificamos, mas acima de tudo respeitar aquelas que nos parecem diferentes.
- Retomar a adesão ao SNC (Sistema Nacional de Cultura), criando uma colaboração entre a Federação e o Município. Garantindo mecanismos de repasse de recursos para cultura e criar instâncias de participação social que asseguram maior racionalidade, efetividade e continuidade das políticas públicas.
- Promover, proteger e valorizar os bens do patrimônio cultural (material e imaterial). Como o festival do chucrute e outras entidades comunitárias e culturais.
- Manter e ampliar oficinas ligadas a processos culturais aberta à comunidade com objetivo de incentivar a cultura e criar espaços de desenvolvimento pessoal.
- Desenvolver um evento mensal de apoio às saraus literários, artes, cultura, música e educação, assim incentivando a ocupação dos espaços públicos
- Incentivar a exposição de feiras com produtos artesanais, apoiando e valorizando os trabalhos artesanais e suas múltiplas expressões.
- Promover eventos no Centro Cultural e na Biblioteca Pública com o objetivo da ocupação desses espaços pela comunidade.
- Apoiar e incentivar a difusão e valorização das manifestações culturais.
- Estabelecer datas comemorativas importantes para os diferentes segmentos étnicos.
- Valorizar a diversidade étnica e regional, elaborando estudos antropológicos com o objetivo de reconhecer a diversidade cultural do município.
- Fortalecer e aprimorar eventos já existentes, ampliando e diversificando as opções para geração de mais oportunidades de turismo e negócios.
- Criar incentivos fiscais e financeiros para abertura e modernização de hotéis, pousadas, restaurantes e outros serviços turísticos.
- Implantar rotas de turismo segmentadas e temáticas, como turismo pedagógico e rural.
- Apoiar empreendimentos da economia criativa e culturais locais, como artesãos, artistas, designers, músicos, escritores, e afins.
- Qualificar os espaços de infraestrutura turística, como investimento no prédio da Polar.